X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Evidência Press

Assessoria de imprensa completa para sua empresa ou negócio

Home / Notícias / Notícia: Fundação O Pão dos Pobres entrega primeira parte da nova infraestrutura de TI e laboratórios de informática como ferramenta de transformação social um ano após as enchentes

Fundação O Pão dos Pobres entrega primeira parte da nova infraestrutura de TI e laboratórios de informática como ferramenta de transformação social um ano após as enchentes

Espaços que estão sendo atualizados ainda prevê a ampliação da estrutura de outras 14 novas salas para aulas teóricas e práticas, além de ambientes de convivência, formando um verdadeiro Hub de Inovação e Responsabilidade Social  

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Um ano após as enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul, a Fundação O Pão dos Pobres, localizada em Porto Alegre (RS), finalizou em maio de 2025, importante etapa de reestruturação com a entrega da nova infraestrutura tecnológica e de rede, que inclui a modernização dos laboratórios de informática. Mais de 200 novos pontos lógicos e elétricos foram instalados, servidores foram adquiridos e a área de TI foi transferida para um espaço mais elevado e seguro.

 

Além disso, os laboratórios de informática foram reformados e agora contam com computadores e monitores modernos, garantindo melhores condições de aprendizado para as crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição. Os espaços servem como base para os cursos como assistente administrativo, gastronomia, mecânica, entre outros. “A tecnologia não é apenas um diferencial, mas um instrumento essencial para capacitar e preparar para o mercado de trabalho”, destaca João Rocha, gestor da Fundação.

 

A entrega dos atuais novos laboratórios representa mais do que uma melhoria física. É também reflexo da força coletiva da comunidade. A estrutura foi viabilizada com apoio de empresas, entidades e doadores individuais. “Vale destacar que essa iniciativa está inserida a um projeto de Inovação e Responsabilidade Social da Fundação, que ainda vai trazer novas salas para o HUB. Mas já temos muito o que comemorar já nessa primeira fase. Que conecta juventude, setor empresarial e comunidades em um ecossistema de desenvolvimento sustentável”, adianta José Marcolan, gestor administrativo da Fundação.

 

Modelo de resiliência e inovação com Um Pão para Partilhar

 

Em meio às perdas causadas pelas enchentes, a Fundação deu um passo adiante. Não apenas recuperou o que foi danificado, mas aproveitou o momento para investir em inovação, criando um ambiente ainda mais preparado para o futuro. E frente a isso, com a colaboração do arquiteto Alcimir Richter de um grupo dedicado de profissionais, nasceu o projeto ‘Um Pão para Partilhar’. Que está mobilizando arquitetos voluntários a adotarem ambientes da instituição, desenvolvendo projetos qualificados e acolhedores para os jovens aprendizes.

 

Estúdios e times de arquitetos apadrinharam os espaços com criatividade e sensibilidade. Graças à parceria com empresas como a Gerdau, que doou materiais para a instalação do mezanino, as obras foram iniciadas. A iniciativa prevê ainda ampliação da estrutura com 14 novas salas para aulas teóricas e práticas, além de ambientes de convivência, formando um verdadeiro Hub de Inovação e Responsabilidade Social até final de 2026.

 

Quando a iniciativa estiver totalmente concluída, o novo Hub de Inovação na O Fundação o Pão dos Pobres vai auxiliar a ampliar ainda mais a promoção e a integração de práticas ESG (ambiental, social e de governança), cooperativismo, empreendedorismo e educação profissional. O objetivo é preparar jovens em situação de vulnerabilidade para o mundo do trabalho e para a vida em comunidade, criando oportunidades reais de inserção no mercado e de protagonismo juvenil. Com formação de qualidade, apoio social e incentivo à autonomia, os jovens são motivados a romper com ciclos de exclusão e a construir trajetórias de transformação.

 

Educação profissionalizante, protagonismo juvenil e futuro sustentável

 

Com 130 anos de atuação, a Fundação O Pão dos Pobres atende hoje mais de 1.400 crianças, adolescentes e jovens por meio de cursos profissionalizantes, acolhimento institucional e atividades de educação integral. A instituição oferece 15 cursos para adolescentes a partir de 14 anos e mantém oito casas de acolhimento para 160 crianças e adolescentes, com suporte psicossocial, moradia e alimentação. E o novo momento vivido pela Fundação é mais um capítulo de sua história de compromisso com a dignidade e o futuro das juventudes. O Hub de Inovação consolida essa missão ao conectar jovens e empresas, impulsionando ideias, negócios e relações sustentáveis.

 

Serviço - Como ajudar a Fundação O Pão dos Pobres

 

Doações via PIX Chave e-mail paodospobres@paodospobres.com.br. Chave CNPJ: 92.666.015/0001-01. Mais informações Site: www.paodospobres.org.br. E-mail relacaoinstitucional@paodospobres.com.br. É possível apoiar o Hub de Inovação e Responsabilidade Social da Fundação O Pão dos Pobres. Empresas interessadas em integrar projetos de impacto social e ESG podem entrar em contato para conhecer oportunidades de parceria.

 

Deixe seu comentário aqui: